Sejam bem vindos

O informativo do Projeto Espalha tem como objetivo levar aos leitores informações sobre o andamento de suas atividades e notícias sobre Meio Ambiente. O projeto foi uma iniciativa louvável dos 15 associados proprietários das fazendas que margeiam o Córrego Espalha, é mantido pela empresa Kinross Paracatu e conta ainda com apoio de outros seis parceiros, todos trabalhando de forma integrada para a recuperação e preservação dos mananciais de água da Bacia do Espalha. Entre, informe-se, comente, fique a vontade!

sábado, 27 de fevereiro de 2010


Desenvolvimento Sustentável: 30 anos

O conceito de desenvolvimento sustentável é um aniversariante incansável. Tem gente que acha que ele é jovenzinho e comemorou os seus 20 anos em 2007, lembrando de seu nascimento oficial no relatório Nosso Futuro Comum da Comissão Brundtland. Mas há também quem se lembre que o termo desenvolvimento sustentável já ainda mais velhinho do que aparenta. Na verdade ele estaria neste ano comemorando 30 anos! Isso é o que nos conta comunicado lançado nesta sexta-feira pela União Mundial para Conservação da Natureza, ou IUCN para os íntimos.

De acordo com a IUCN, a primeira vez na qual a famigerada combinação entre desenvolvimento e sustentabilidade ocorreu foi durante o lançamento da Estratégia Mundial de Conservação em marco 1980. Naquela ocasião, os conservacionistas traçaram as prioridades para manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

Mas como se sabe, nem tudo saiu como o esperado. "Trinta anos após que a Estratégia Mundial de Conservação nos trouxe o termo desenvolvimento sustentável, recursos naturais continuam diminuindo, com efeitos dramáticos, e quase sempre irreversíveis, sobre o meio ambiente , economias e sociedades ao redor do mundo", avalia o chefe do Programa de Manejo de Ecossistemas, Neville Ash.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cerimônia de Abertura

Ocorreu, no dia 28 de agosto pela manhã, em uma das propriedades da Bacia do Espalha, a inauguração oficial do presente projeto, que contou com a presença de representantes dos diversos parceiros envolvidos, a saber: Prefeitura Municipal de Paracatu e suas respectivas Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Kinross Paracatu, Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, Associação dos Produtores e Agricultores Familiares da Bacia do Espalha, Instituto Estadual de Florestas – IEF, e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER/MG. Somente os representantes da Universidade de Brasília, uma das parceiras do projeto, não estiveram presentes.

Durante o evento foi ressaltada a importância que o projeto representa para todo o município de Paracatu, principalmente no que se refere à conservação de seus ambientes naturais, desenvolvimento das propriedades localizadas na Bacia, produção científica por parte da comunidade acadêmica e conscientização e melhoria da qualidade de vida de toda a população paracatuense.

Ao final da cerimônia, foram entregues aos produtores as chaves de um trator e de uma retroescavadeira cedidas pela Kinross Paracatu e pela Secretaria Municipal de Agricultura, que já se encontram em funcionamento na estruturação das curvas de nível e barraginhas previstas pelo projeto.