Sejam bem vindos

O informativo do Projeto Espalha tem como objetivo levar aos leitores informações sobre o andamento de suas atividades e notícias sobre Meio Ambiente. O projeto foi uma iniciativa louvável dos 15 associados proprietários das fazendas que margeiam o Córrego Espalha, é mantido pela empresa Kinross Paracatu e conta ainda com apoio de outros seis parceiros, todos trabalhando de forma integrada para a recuperação e preservação dos mananciais de água da Bacia do Espalha. Entre, informe-se, comente, fique a vontade!

sábado, 6 de março de 2010

Histórico e Localização

A sub-bacia do Córrego Espalha está situada no Município de Paracatu, estado de Minas Gerais, fazendo parte da Bacia do Córrego Rico. Trata-se de uma área de proteção especial - APE, segundo o Decreto Nº 29.587 de 8 de junho de 1989. A bacia hidrográfica do Córrego Espalha possui uma superfície total de 40 km2 e abrange a vertente do Córrego Espalha, limitando-se, ao norte com a Rodovia BR 040; a leste com o perímetro urbano de Paracatu: a oeste com a serra da Anta e ao sul com a Serra da Contagem e com a rodovia MG-188, respectivamente. Durante um longo período, as águas do Córrego Espalha foram utilizadas como fonte de água potável para município de Paracatu, através de captação e tratamento efetuados pela COPASA. Atualmente o sistema de captação e adução encontra-se desativado. O Ribeirão Santa Isabel é atualmente o principal manancial de água potável utilizado pela população de Paracatu.

Fazem parte da bacia do Córrego Espalha, os córregos do Moura e do Urubu. O Córrego Espalha deságua no Córrego Rico dentro do perímetro urbano de Paracatu, sendo responsável pela manutenção da vazão de 80% do Córrego Rico, haja visto que o Córrego Rico é considerado um Córrego de 3º grandeza enquanto o Espalha é classificado como de 4º grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário