Sejam bem vindos

O informativo do Projeto Espalha tem como objetivo levar aos leitores informações sobre o andamento de suas atividades e notícias sobre Meio Ambiente. O projeto foi uma iniciativa louvável dos 15 associados proprietários das fazendas que margeiam o Córrego Espalha, é mantido pela empresa Kinross Paracatu e conta ainda com apoio de outros seis parceiros, todos trabalhando de forma integrada para a recuperação e preservação dos mananciais de água da Bacia do Espalha. Entre, informe-se, comente, fique a vontade!

sábado, 6 de março de 2010

Curiosidades

Interferência do crescimento urbano no processo hidrológico

O acelerado processo de crescimento do desenvolvimento urbano nas últimas décadas tem causado muitos impactos sobre os processos hidrológicos das cidades. Através do aumento das superfícies impermeáveis impulsionado pelo crescimento urbano causada pelas construções civis e das vias asfálticas, inclusive nas margens de rios e córregos que cortam a cidade.
Por estas razões, planejar adequadamente o uso das bacias urbanas e a ocupação da terra, levando em consideração seu desenvolvimento futuro, tem sido fundamental. Na tentativa de conciliar crescimento urbano e meio ambiente. A idéia é fazer um levantamento sobre as chuvas e seu escoamento ao longo dos anos, que mede a precipitação, a variação do nível do rio, sua vazão, o quanto é retido pelo solo e o quanto passa na sessão de controle.
É notadamente importante propor que várias obras de drenagem precisam ser feitas na região devido a inadequada impermeabilização no solo, gerando gastos para o município, sendo que a manutenção dos rios teria sido muito mais econômica e eficiente para a preservação das bacias do meio ambiente da cidade como um todo, uma vez que é a recarga do aqüífero que garante que as nascentes sejam preservadas e os rios sobrevivam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário