Sejam bem vindos

O informativo do Projeto Espalha tem como objetivo levar aos leitores informações sobre o andamento de suas atividades e notícias sobre Meio Ambiente. O projeto foi uma iniciativa louvável dos 15 associados proprietários das fazendas que margeiam o Córrego Espalha, é mantido pela empresa Kinross Paracatu e conta ainda com apoio de outros seis parceiros, todos trabalhando de forma integrada para a recuperação e preservação dos mananciais de água da Bacia do Espalha. Entre, informe-se, comente, fique a vontade!

sábado, 20 de março de 2010


Dados de nível e vazão do Córrego Espalha

A IRRIPLAN Engenharia Ltda., por solicitação do presente projeto, instalou em agosto de 2009 uma estação fluviométrica no ponto mais a juzante do Córrego Espalha ainda localizado dentro das propriedades da associação.

A estação fluviométrica foi instalada na margem direita do córrego Piedade, próxima a sede da fazenda de Nemer Nazar. Foram instalados 3 (três) lances de réguas limnimétricas e dois RNs (referências de nível), com um parafuso de ferro fixado em base de concreto. Após a instalação dos lances, realizou-se as atividades de nivelamento, ajuste das réguas limnimétricas e levantamento topobatimétrico da seção transversal. A operação da estação fluviométrica está sendo efetuada por um funcionário da fazenda, que faz leituras precisas e confiáveis nas réguas limnimétricas das estações, diariamente, as 07h00min e as 17h00min. A medição de descarga líquida foi realizada conforme normas usuais preconizadas pela CEMIG e o antigo DNAEE, com molinete Gurley-Price.

2 comentários:

  1. Oi galera
    Gostei bastante do blog
    estudo eng ambiental em montes claros e estou fazendo um trabalho de tcc com estaçoes fluviometricas.
    gostaria de algumas dicas de como proceder na instalação das reguas, pois tenho algumas duvidas.
    valew galera meu email e diogo_engamb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir